Sofrer um acidente no trânsito é uma situação que ninguém gostaria de passar. No entanto, caso aconteça, é de fundamental importância que se esteja protegido e saber a quem recorrer. Desde 1974, o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT 2022) garante indenizações para pessoas que sofrem acidentes de trânsito.
O seguro protege as vítimas e seus familiares em três casos: despesas médicas, invalidez permanente e morte. Só em 2014, foram pagas mais de 760 mil de indenizações, segundo dados da Seguradora Líder – DPVAT, administradora do seguro. O mesmo levantamento mostra ainda que 78% dos valores pagos para o reembolso correspondem à cobertura de invalidez permanente. Ressarcimento para despesas médicas equivaleram a 15%, enquanto os outros 7% foram destinados a acidentes fatais.
Como ter acesso à indenização do seguro DPVAT?
Antes de solicitar o Seguro é fundamental tomar alguns cuidados importantes. O principal deles é evitar as pessoas de má fé, que dizem que precisa de um representante legal para reivindicar suas indenizações. Todos os valores a receber são somente para os beneficiários.
Assim, para requisitar o seguro DPVAT São Paulo 2022 em qualquer um dos três casos, basta ir a um dos milhares de pontos de atendimento. É gratuito e você só precisa levar os documentos certos para cada uma das coberturas:
Em caso de despesas médicas:
- reembolso de até R$ 2,7 mil Recibos e notas fiscais que comprovem gastos referentes ao acidente (consulta médica, atendimento de emergência, remédios, exames)
- Boletim de ocorrência do acidente
- Declaração do proprietário do veículo
- RG da vítima
- CPF da vítima
- Comprovante de residência
- Documento de autorização do pagamento que leva, em torno de 30 dias depois do pedido para ficar pronto. Nele você precisará informar seu CPF, RG e os dados da sua conta no banco. Caso não possua, o próprio Seguro auxilia você a abrir uma conta poupança para receber a indenização.
Em caso de invalidez permanente:
- cobre até R$ 13,5 mil
- Boletim de ocorrência do acidente
- Boletim do primeiro atendimento do acidentado (se não recebeu na hora da consulta, pode requisitar depois)
- Apresentação do Laudo do IML e todo o resto da documentação médica irá agilizar o recebimento da indenização
- Declaração do proprietário do veículo
- RG da vítima
- CPF da vítima
- Comprovante de residência
- Autorização do pagamento
Em caso de morte:
- indenização de até R$ 13,5 mil
- Boletim de ocorrência do acidente
- Certidão de óbito do acidentado
- Dados de identificação do acidentado
- Documentos que informam qual é a relação conjugal, ou de parentesco do acidentado com a pessoa que está pedindo a indenização (certidão de casamento, declaração de identificação de herdeiros, por exemplo)
- Declaração do proprietário do veículo
- RG da vítima
- CPF da vítima
- Comprovante de residência
- Autorização do pagamento