Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) é um imposto federal, ou seja, que somente a União pode instituí-lo ou modificá-lo, sobre produtos industrializados no Brasil. Está previsto no Art.153, IV, da Constituição Federal. Suas disposições estão descritas através do Decreto 7212 de 15/06/2010, que regulamenta a cobrança, fiscalização, arrecadação e administração do Imposto sobre Produtos Industrializados.

A idéia de reduzir o IPI era uma proposta para 2018, mas a pedidos, o governo resolveu reduzi-lo em 2019 mesmo. A pergunta é: com o IPI reduzido vale a pena ir comprando tudo? NÃO! Economistas e especialistas garantem que a novidade deve ser aproveitada por quem já estava planejando comprar algo, como o carro principalmente. Com o IPI reduzido, vale a pena investir se você já estava se preparando antes, do contrário, comece a se preparar agora e quem sabe com o IPI reduzido ano que vem não é?
Você tem seu carro. Bem ou mal ele transporta você pra baixo e pra cima. Às vezes, até pra ir à padaria você tira seu carrinho da garagem. Você gosta muito dele, mas o fato de ter sido promovido e do seu salário ter aumentado significativamente faz você querer comprar um carro novo. É aí que vem a questão!
O que eu preciso saber na hora de comprar um automóvel novo? Se você não tem o dinheiro pra comprá-lo a vista, financie. Mas nunca comprometa mais que 30% do seu rendimento líquido familiar. Se você tiver outras dividas, precisa conciliar a divida antiga com a divida do carro nesses 30%. Faça o menor número de prestações possíveis. E aproveite para comprar seu automóvel novo agora que o IPI reduziu!