5 Maneiras de Usar a Nota do ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova anual a qual todos os estudantes do ensino médio devem fazer. Ela é opcional e por muito tempo não tinha finalidade. Mas hoje em dia a nota do Enem possui diversos usos importantes e o estudante deve conhecer para não desprezar o processo seletivo. Saiba também sobre o Matrícula Fácil 2019.

Como usar a nota do Enem?

Desde a sua criação a nota do Enem não teve uso por muitos anos. Os alunos eram convidados a fazer para medir a qualidade de ensino no Brasil. Valia como avaliação para estudantes do Encceja e só. Hoje a nota possui alguns usos diferenciados. São eles:

Serve como vestibular de universidades públicas

Integrando ainda mais o sistema de ensino as universidades públicas aderiram ao uso da nota do Enem como seu vestibular primeira fase. Por que só a primeira? Porque alguns cursos necessitam de uma segunda fase como ‘música’. O aluno precisa ter uma nota agradável no Enem para se encaixar nas vagas disponíveis.

Serve como vestibular de universidades e faculdades particulares

Uma boa parte da rede privada de ensino no Brasil eliminou o seu vestibular e deixou a nota do Enem como seleção principal. Algumas mantém os dois processos: nota do Enem e vestibular.

Para conseguir uma bolsa do Prouni

A nota do Enem é usada como base no processo seletivo de bolsas de estudo do Governo Federal. Podem ser bolsas parciais ou totais, indo de 25 a 100% do valor da mensalidade.

É pré-requisito do Fies

O Financiamento Estudantil (Fies) do Governo Federal exige um fiador, assinatura de contrato em banco parceiro e também uma nota superior a 4.5 em conhecimentos gerais e superior a zero no Enem.

Como critério de avaliação para bolsas de estudo

O aluno pode não ter vaga em universidades públicas, não conseguir uma bolsa no ProUni e nem o Fies. Mas pode tentar com sua nota alta do Enem uma bolsa na rede privada de ensino superior. Boas instituições abrem oportunidades para quem foi bem na avaliação.

Como se inscrever no Enem?

Até o momento a prova do Enem é aplicada uma vez ao ano. Tem sido mantido o calendário do Ministério da Educação (MEC) de aplicar a avaliação para alunos do ensino médio sempre no mês de novembro.

Mas apesar da prova ser realizada apenas no último trimestre do ano a inscrição acontece bem antes. Todos podem se inscrever no período indicado pelo MEC que se inicia sempre no segundo trimestre do ano, entre os meses de abril e maio.

A inscrição do Enem é realizada online por meio de um site criado apenas com esta finalidade. Se o aluno já fez uma prova do exame nacional antes seus dados continuam no sistema e é só acessar com o login e senha criados. Caso não lembre os dados é só informar os dados pessoais e o sistema é liberado para a criação de uma nova senha.

Os alunos devem pagar a taxa de inscrição para confirmar a sua presença no dia da prova. Contudo, alunos de escola pública e baixa renda não pagam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *